Autores
1 - Machado de Assis - O Alienista
Dica
- Através do conto "O ALIENISTA", faz uma crítica demolidora ao cientificismo que reinava em fins do século XIX. O protagonista, Dr. Simão Bacamarte, tenta classificar a mente humana em diversos níveis de loucura.
2 - Euclides da Cunha
Dica
- Escreveu "OS SERTÕES", um poderoso documento sobre a Insurreição de Canudos (1896 - 1897) ocorrida no sertão da Bahia. Nele o autor adota teorias científicas ao relatar a campanha do Governo contra os sertanejos chefiados por Antônio Conselheiro. A visão determinista de Euclides da Cunha se observa na divisão da obra em três partes: A Terra, O Homem, A Luta - (Meio, Raça, Momento).
3 - Modernismo
Dica
- Teve como seu início, oficialmente, em 1922 com a Semana da Arte mOderna, que provocou uma revolução na cultura brasileira, buscando a valorização da arte nacional e o rompimento com as velhas fórmulas do passado, em especial, o Parnasianismo. Seus principais expoentes foram Oswald de Andrade e Mário de Andrade, considerado o Papa do Modernismo brasileiro.
4 - Érico Veríssimo - O Tempo e o Vento
Dica
- Escreveu a trilogia "O TEMPO E O VENTO", composta por "O CONTINENTE", "O RETRATO" e "O ARQUIPÉLAGO", onde o autor narra a formação histórica do RS a partir da saga da família Terra Cambará ao longo de 200 anos (1745 - 1945).
5 - Cyro Martins
Dica
- Escreveu a famosa "TRILOGIA DO GAÚCHO A PÉ", composta por "SEM RUMO", "PORTEIRA FECHADA" e "ESTRADA NOVA". Nestes romances o autor narra a descensão do Monarca das Coxilhas, mostrando uma realidade nada lisonjeira do gaúcho, porém muito mais verdadeira.
6 - José de Alencar
Dica
- É o maior prosador romântico. Mostra os costumes e tipos característicos das principais regiões do país. Nos romances urbanos "SENHORA" e "LUCÍOLA" focaliza os problemas da burguesia no RJ Imperial. "IRACEMA" e "O GUARANI" são romances Indianistas que remetem à formação da nacionalidade.
7 - Manuel Antônio de Almeida
Dica
- Escreveu "MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍSCIAS", romance picoresco que narra as aventuras do anti-herói Leonardo entre as classes populares do RJ no tempo de D. João VI. Apesar de romântica, a obra foge dos padrões da escola ao apresentar personagens como caricaturas.
8 - Machado de Assis - Memórias Póstumas de Brás Cubas
Dica
- É o maior escritor brasileiro em todos os tempos. Inaugurou o Realismo com "MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS", em que o defunto autor faz um inventário de seus fracassos num relato após a sua morte.
9 - Machado de Assis - Dom Casmurro
Dica
- Escreveu o romance mais ambíguo de nossa literatura: "DOM CASMURRO". Nesta obra, o narrador, Bentinho tenta provar ao leitor que foi traído por sua esposa Capitu e seu melhor amigo Escobar.
http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=4257449346525757292
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário